Total de visualizações de página

segunda-feira, 23 de março de 2009

POR QUE SOU PRESBITERIANO? (2ª PARTE - POR SUA MISSÃO)



POR QUE SOU PRESBITERIANO?

II – POR SUA MISSÃO

A Igreja Presbiteriana adotou a missão para a qual Cristo designou a Igreja Visível: realizar o ministério, os orá-culos e as ordenanças do Pai. Aceitou a obrigação de pregar, ensinar e de proceder como agente e mensageira de Deus na terra. E a executora do que Deus [um Espírito) mandou fazer para o bem do homem.
Para executar sua missão ela congrega os fiéis para um trabalho organizado, de equipe. E trabalham uns pelos outros, fraternalmente, até o fim do mundo. E assim que nos-sa Confissão de Fé [Cap. 5 XXV, item III], de 1648, declara os fins da Igreja.
Em virtude de sua origem bíblica, J. Moffat a chama de uma “sociedade divina". O Dr. Charles Hodge, grande pregador norte-americano do fim do século passado, qualifica o governo da Igreja Presbiteriana como “governo de direito divino” (jure divino).
Para a Igreja Presbiteriana do Brasil esses desígnios, aliados a essa forma de governo privilegiada, querem dizer: cultuar a Deus, pregar, batizar os conversos, aos seus filhos menores e, menores sob sua guarda, ensinar doutrina e vida pura, integral, conforme as Sagradas Escrituras. Também: promover a fraternidade e o crescimento, espiritual dos seus aderentes [Art. 2.° da Constituição da IPB].
O "Livro de Ordem" da Igreja Presbiteriana da Inglaterra , acrescenta ao que, em geral se diz, a adoção dos vinte e quatro artigos de fé do Credo Apostólico.
A Igreja Presbiteriana executa sua missão fazendo, entre outros trabalhos, os seguintes:
1 ― comunicando às verdades eternas em leitura or-ganizada, interpretação e pregação da Palavra de Deus; recomenda-a como parte essencial da vida cristã;
2 — ensinando os princípios de fé e vida em institui-ções locais e regionais;
3 — ajuntando o povo em reuniões públicas de culto a Deus;
4 ― promovendo a confraternização de seus adeptos e das suas famílias, estimulando-os com visitas sociais, de instrução e consolação;
5 — superintendendo a educação religiosa da infân-cia, da adolescência e da juventude;
6 — dando ajuda material aos de menores recursos do rebanho.

Nenhum comentário: